top of page

Projeto "Baleila nas escolas" encerra circulação totalizando mais de 600 espectadores

Atualizado: 5 de jun. de 2023

O projeto circulou por 6 bairros da cidade de Rio do Sul e contou com a participação de mais de 600 espectadores



Entre os dias 23/05 e 02/06 o espetáculo Baleila, da Cia Artística Cobaia Cênica circulou por seis escolas públicas de diferentes bairros da cidade de Rio do Sul através do projeto “Baleila nas escolas” contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2022.


Tendo como público alvo crianças e adolescentes, o espetáculo teve em sua concepção, processo dramatúrgico e direção o cuidado de trazer a temática do abuso e da violência sexual de forma menos invasiva, através de sutilezas e metáforas. Utilizando-se da arte como ferramenta de sensibilização e encorajamento, ao final de cada apresentação foi realizado um breve bate papo com os alunos, uma espécie de "acordo" para que denunciem qualquer situação de abuso que possam identificar, além de orientações sobre como buscar ajuda.


Realizar a circulação por escolas públicas de bairros periféricos, onde os alunos frequentemente têm pouco acesso a arte, especialmente ao teatro, também foi de suma importância. É comum o acesso a espetáculos teatrais no centro da cidade com frequência, mas nos bairros raramente acontecem. Ao descentralizar as atividades tivemos a oportunidade de proporcionar o direito constitucional de acesso à arte e cultura para crianças dessas comunidades




Projeto Cultural contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2022.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page