O projeto Mostra de Repertório foi uma jornada por boa parte da produção artística da Cobaia Cênica. A companhia reuniu o público de Rio do Sul em quatro sessões com espetáculos diferentes, além de circular por bairros da cidade com quatro apresentações de contação de história. O trabalho foi realizado de março a junho, chegando a cerca de 1 mil espectadores, entre eles muitos estudantes e professores.
“Foi um projeto que promoveu diversas temáticas que mostra o quanto o teatro impacta na vida das pessoas com a arte e com a reflexão que esses espetáculos trazem sobre visão de mundo, respeito às diferenças, cuidado com o meio ambiente, cuidado com a família, entre outras abordagens”, destaca o ator e diretor da companhia, Samuel Paes de Luna.
O projeto colocou em cena, no palco da Fundação Cultural, os espetáculos: Benjamim - filho da felicidade, O que só passarinho entende, Donos da Rua e Rio Bernunça. O repertório foi definido com base em espetáculos acessíveis que atraem o público já interessado em teatro, ao mesmo tempo que promovem a formação de plateia. As obras possuem tanto a linguagem coloquial e de fácil compreensão, como aquela mais poética e simbólica, variando entre cenas divertidas e sensíveis.
A Mostra de Repertório também levou o teatro aos bairros da cidade como contrapartida do projeto. Foram sessões com a contação de histórias Meu Sabiá e da série Histórias que visitam – para jardins, varandas, janelas e quintais, apresentadas especialmente para pessoas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “A circulação gerou esse impacto para pessoas que vivem mais nas periferias, que muitas vezes não têm a oportunidade de se deslocar e de ter uma experiência cultural. Foi um trabalho de muita emoção e encantamento. Saímos com o sentimento de missão cumprida, de satisfação e de alegria”, ressalta Samuel.
Histórias que visitam… foi criada para chegar a locais mesmo onde não exista estrutura cênica mínima. É uma contação apresentada de forma intimista para que o espectador se sinta dentro da história. Meu Sabiá é um trecho do espetáculo O que só passarinho entende adaptado como obra individual e que também integra a série.
A Mostra de Repertório foi uma proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Para acompanhar os trabalhos da companhia, é só acessar www.cobaiacenica.com.br e as redes sociais no @cobaiacenica Assessoria de imprensa:
Tiago Amado
Jornalista (SC 0003179 JP)
Comments