top of page

Cobaia Cênica promove mostra com quatro espetáculos em Rio do Sul

Atualizado: 7 de mar.

O teatro produzido em Rio do Sul estará mais uma vez em interação com o público da cidade através do projeto Mostra de Repertório da Cia Artística Cobaia Cênica. De março a junho, a companhia levará aos palcos espetáculos autorais em sessões gratuitas. Também promoverá rodas de conversa com o público e apresentações descentralizadas em bairros da cidade.


O projeto da Cobaia Cênica é uma proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.


A mostra coloca em cartaz quatro obras que serão encenadas em quatro datas no Teatro Domingos Venturini, na Fundação Cultural de Rio do Sul: Benjamim - filho da felicidade (15/03) , O que só passarinho entende (16/04), Donos da Rua (03/05) e Rio Bernunça (12/06). Foi escolhido esse repertório por se tratarem de espetáculos acessíveis que atraem o público já interessado em teatro, ao mesmo tempo que promovem a formação de plateia. As obras possuem tanto a linguagem coloquial e de fácil compreensão, como aquela mais poética e simbólica, variando entre cenas divertidas e sensíveis.


Como contrapartida do projeto, a Cobaia Cênica apresenta quatro sessões da contação de histórias Meu Sabiá e da série Histórias que visitam – para jardins, varandas, janelas e quintais. A proposta é levar o teatro para os bairros da cidade e para um público que tem pouco acesso à arte. Histórias que visitam… foi criada para chegar a locais mesmo onde não exista estrutura cênica mínima. É uma contação apresentada de forma intimista para que o espectador se sinta dentro da história. Esse projeto já circulou por comunidades de Rio do Sul e do interior de cidades do Alto Vale do Itajaí em parcerias com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em casas de convivência e grupos de acolhimento. Meu Sabiá é um trecho do espetáculo O que só passarinho entende adaptado como obra individual e que também integra a série.


Para acompanhar o projeto, basta acessar as redes sociais no @cobaiacenica.



Benjamim - filho da felicidade

Foto: divulgação


Benjamim - filho da felicidade traz de forma divertida e emocionante a mensagem de que a felicidade está no caminho e não no destino. É um espetáculo de roda, com um protagonista que conta sua história e, ao interagir com público, cria uma verdadeira roda de amigos. A classificação etária é de 12 anos. Em 2020, após uma temporada no SESC Copacabana (Rio de Janeiro), o espetáculo recebeu nove indicações ao Prêmio Cenym do Teatro Nacional e venceu em quatro categorias: Melhor Companhia de Teatro, Melhor Qualidade Artística de Produção, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.


O que só passarinho entende

Foto: Tiago Amado



O que só passarinho entende tem como grande motivação proporcionar um espetáculo que se aproxima e dialoga com um público variado de maneira divertida e com simplicidade. A obra propõe a reflexão sobre as experiências pessoais, transpondo para cena um cotidiano simples e explorando a poesia de maneira singela, sem deixar de mergulhar fundo numa dura realidade que diz respeito a toda sociedade. Ao contar a história de uma protagonista experiente, sábia e divertida, a obra aborda questões como a solidão, o abandono, a seca e o conhecimento popular em contraponto ao erudito. Em 2019, o espetáculo circulou em 24 cidades de Santa Catarina pelo SESC EnCena Catarina. No ano de 2020, recebeu três indicações ao Prêmio Cenym do Teatro Nacional, dentre elas a de Melhor Ator.


Donos da Rua

Foto: Vladimir Fronza


Donos da Rua entrou para o repertório da Cobaia Cênica em 2022. O espetáculo traz à cena dois personagens moradores de rua que buscam sobreviver e melhorar de vida na sociedade paralela em que estão inseridos. Através do humor, o diálogo apresentado instiga a sociedade cotidiana numa abordagem crítica ao abandono social e às organizações políticas.


Rio Bernunça

Foto: Vladimir Fronza


Rio Bernunça encena o cotidiano de três personagens que têm no rio o seu sustento. O espetáculo aborda de forma simbólica e lúdica questões ambientais e as consequências do descaso com o lixo e a poluição dos rios. A narrativa constrói uma releitura de algumas manifestações do folclore, com figuras como a Bernunça, personagem oriundo do Boi-de-Mamão, e as bruxas criadas pelo folclorista e antropólogo catarinense Franklin Cascaes. Povos originários também estão retratados na trama, além da presença da cultura afro-brasileira através da personagem Oxum. Essa divindade da cultura africana, rainha das águas doces e dona de toda a prata e ouro da natureza, cria um diálogo entre as culturas europeias, indígenas e africanas. Em 2023, o espetáculo circulou por Santa Catarina pelo programa Rede de Teatros SESC.


Mostra de Repertório da Cia Artística Cobaia Cênica*

15/03, às 09h30: Benjamim - filho da felicidade

16/04 - O que só passarinho entende

03/05 - Donos da Rua

12/06 - Rio Bernunça

Local: Teatro Domingos Venturini - Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Ruy Barbosa, 204 - bairro Budag)

Entrada gratuita


*Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page