top of page

Cordel Carrossel - Direção

Proposta de direção para o espetáculo Cordel Carrossel

Por Thyara Nascimento


A proposta de direção para o espetáculo fundamenta-se na utilização de diversas ferramentas criativas, entre as quais se destacam o jogo cênico, a riqueza da literatura de cordel e a execução de ações focadas na interatividade entre os artistas e a plateia. É importante salientar que o elenco é composto por atores multi artistas, cuja bagagem inclui experiência musical, incluindo a habilidade na composição de músicas autorais.

 

A fonte de inspiração dramatúrgica será o vasto universo da infância, e o texto concebido por Agatha Duarte, explorando vivências e pesquisas relacionadas a essa abordagem, levará em consideração a singularidade de cada infância.

Para conduzir essa proposta, me aproximo de pesquisas desenvolvidas ao longo da trajetória nas artes cênicas, e também da experiência com crianças no ensino de teatro. Também, no Teatro Dori de Rio do Sul, cuja pesquisa se concentra na criação de narrativas com a aproximação da literatura e infância. Sendo autora de obras como “SóFridas” (Trip Teatro), "Sobre Caixas", "O Velho que Faz Florescer Árvores" e "O Fiel Shiro" e "Sobre Caixas de Fósforos", essas últimas integrantes do repertório da cia.

 

A fim de estabelecer uma conexão mais próxima com a plateia, especialmente o público infantil-alvo, a pesquisa será realizada através da imersão junto às crianças em contexto escolar. Através de atividades lúdicas e interativas, buscaremos compreender como elas percebem o outro e se relacionam, explorando de que maneira suas interações podem ser incorporadas em jogos e na construção de cenas em colaboração com o elenco.

 

No processo de criação das cenas, além da composição de músicas autorais juntamente com o músico convidado Rodrigo Fronza, pretendemos explorar mecanismos cênicos que se originam da interação entre a sonoridade peculiar do texto em cordel e a expressividade dos atores em cena, que brincam e convidam a plateia a brincar.


Buscaremos amplificar a gestualidade cênica, explorando todo o potencial estético que a poesia e a infância oferecem, proporcionando uma experiência teatral diferenciada, envolvente e que encontra a criança interior de cada um.



A montagem do espetáculo faz parte do projeto Cordel Carrossel, contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2023.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page