top of page

Escolas de três cidades da região terão sessão gratuita de teatro

Os estudantes são o principal público-alvo do projeto de circulação Miguel - o cavalivreiro pelo Alto Vale do Itajaí. E é com ele que a Cia Artística Cobaia Cênica passa por mais três cidades da região essa semana, sempre com sessões gratuitas de teatro.


A apresentação em Taió será na quarta-feira, dia 31 de agosto, às 8h, na Escola de Educação Básica Erna Heidrich, bairro Vila Mariana. No dia seguinte, 1º de setembro, serão os estudantes de Laurentino, da Escola Municipal Honorata Stédille, no bairro Vila Nova, a se encantar com a obra que inicia às 13h15min. E a circulação segue no fim de semana em Ituporanga. Será no sábado, 2 de setembro, às 19h30min, no Parque Municipal de Exposições, no Cerro Negro.


As sessões teatrais de Miguel - o cavalivreiro faz parte do projeto de circulação da companhia de Rio do Sul que terá apresentações nos 28 municípios da região até dezembro. O projeto é realizado através do PIC (Programa de Incentivo à Cultura), promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com incentivo do Grupo Rohden.


O espetáculo é uma fábula de um menino corajoso e valente contra o dragão Ignorâncio que vai percorrer caminhos de toda a região. Entre agosto e dezembro, a Cia Cobaia Cênica, de Rio do Sul, apresenta o espetáculo Miguel - o cavalivreiro dos 28 municípios da região.

É dessa forma que o espetáculo vai difundir o acesso ao teatro e chegar a um público de aproximadamente 2,5 mil pessoas em palcos, escolas, espaços alternativos e feiras literárias. A prioridade das apresentações será para escolas públicas e toda a circulação vai abranger cidades que raramente recebem espetáculos de artes cênicas.

Miguel - o cavalivreiro é um aventura que se passa em um país sem nome, vazio de casas, escolas, igrejas, bibliotecas e livros. Ali o idioma tem um vocabulário reduzido a termos de trabalho, um enorme dragão ignorante escraviza as pessoas e as obriga a satisfazerem suas mais absurdas vontades. Até que um dia o curioso e destemido menino Miguel resolve enfrentar o monstro com um "artefato" muito poderoso: o conhecimento.


O espetáculo é uma fábula contada e cantada de maneira lúdica, que sensibiliza e instiga os espectadores para a busca pelo conhecimento. Na era da internet, da comunicação rápida, massiva, e muitas vezes distorcida, Miguel... surge para apresentar uma arma poderosa contra a desinformação. Ele é um herói inspirado pela tolerância, a aceitação do outro e a verdadeira humanidade. O enredo trata da importância dos livros e da leitura, com personagens que defendem a amizade e o companheirismo, a aceitação do que é diverso e a força da coletividade. E é assim que o herói Miguel se arma para enfrentar o mundo e seus algozes.


O texto é de autoria do ator Samuel Paes de Luna e já foi publicado em livro. O artista encena a obra com o também ator da companhia Thiago Becker. Juntos, eles já apresentaram Miguel - o cavalivreiro em 30 cidades pelo Brasil.



Espetáculo Miguel – o cavalivreiro

Atuação: Samuel Paes de Luna e Thiago Becker

Texto e concepção: Samuel Paes de Luna

Direção e Figurino: Samuel Paes de Luna e Thiago Becker

Letras e Músicas: Samuel Paes de Luna e Thiago Becker

Realização e Produção: Cia Cobaia Cênica

Gênero: contação de história

Classificação: livre

Indicação etária: 6 anos

Duração: 40 minutos


cobaiacenica@gmail.com

@cobaiacenica


Assessoria de imprensa:

Tiago Amado

Jornalista (SC 0003179 JP

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page