Cia Cobaia Cênica estreou novo trabalho na rua nesse fim de semana
Foto: Vladimir Fronza
A praça Ermenbergo Pellizzetti foi palco da estreia de Donos da Rua, novo trabalho da Cia Cobaia Cênica, que apresentou, mais uma vez, um trabalho pensado para ser realizado em espaços externos, sem a necessidade da estrutura de um teatro convencional. O espetáculo será apresentado neste sábado, 27 de agosto, às 20h30.
A dramaturgia da autora carioca Agatha Duarte traz dois personagens em situação de rua que, para melhorar de vida e sair da miséria, tentam articular formas de dominar os outros ocupantes das áreas externas da cidade para se tornarem os "chefes do pedaço", como eles mesmos dizem. Com muita comicidade e artimanhas absurdas, os personagens Zé e Jão interagem com o público como sendo seus eleitores e possíveis apoiadores de sua "campanha". Eles formam aquela clássica dupla composta por um personagem mais esperto e malicioso e outro mais ingênuo e influenciável.
Foto: Vladimir Fronza
Num ano eleitoral tão tenso, com uma polaridade partidária carregada de ódio e violência, Donos da Rua vem pra gente refletir sobre nossa política, mas de forma leve e divertida, pra gente também rir disso e refletir bastante ao escolhermos aqueles que vão nos governar. O modelo da velha política sempre se repete e a ideia é fazer essa provocação com esses dois personagens atrapalhados que reproduzem perfis de políticos de várias épocas.
Foto Vladimir Fronza
A trilha sonora, com elementos circenses e referências de jingles e campanhas de políticos da década de 80, foi composta pelo Rodrigo Fronza exclusivamente para esse espetáculo.
A direção, os figurinos e a cenografia foram idealizados e concebidos de forma coletiva pelos artistas Ana Cristina Gaebler, Samuel Paes de Luna e Thiago Becker, com o auxílio técnico de Edolino Sabino (Seu Neza) e Bruno Marian.
Na apresentação de estreia, o grupo arrecadou roupas, alimentos e materiais de higiene pessoal destinados para pessoas em situação de rua, através de doação para a instituição Casa de Assis em Rio do Sul. Esse trabalho está sendo realizado, através do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2020.
Foto: Vladimir Fronza
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Agatha Duarte
Direção, Figurinos e Cenografia: Ana Cristina Gaebler, Samuel Paes de Luna e Thiago Becker
Elenco: Samuel Paes de Luna e Thiago Becker
Treinamento em Palhaçaria: Vanderléia Will
Trilha Sonora: Rodrigo Fronza
Operação de Som: Ana Beatriz Sautner
Cenotécnico Carroça: Edolino Sabino (Seu Neza)
Pintura Carroça: Bruno Marian
Casinha do Butão: Guiomar Günther
Produção e Realização: Cia Cobaia Cênica
Foto: Vladimir Fronza
Comments