top of page

Projeto: Lendas Sinistras de Alhures do Sul

Acompanhe o processo criativo da produção dos podcasts:

Sobre o projeto

Lendas Urbanas de Alhures do Sul são contos fictícios, sem nenhuma obrigação com fatos reais, cronologia ou com a história, que foram inspirados em rumores e boatos contados por moradores da cidade de Rio do Sul e arredores sobre acontecimentos que vão além da nossa compreensão. Para este projeto foram escolhidos 02 contos que serão roteirizados para construir episódios dramatizados, dinâmicos e emocionantes. Os contos são: A Menina da Fornalha e A Casa Amaldiçoada.

 

O projeto Lendas Sinistras de Alhures do Sul pretende realizar a roteirização e a gravação destes contos, escritos por Ana Cristina Gaebler e inspirados em lendas de Alhures do Sul - em algum lugar que não se sabe ao certo do Sul. Os episódios serão de Classificação Indicativa Livre e terão cerca de 15 minutos cada.

 

Em 2004 surgia o primeiro podcast, mas foi nos últimos anos que a demanda por estes programas aumentou. Por conta da facilidade de ouvir em qualquer momento e lugar por meio do celular ou do computador, os podcasts se popularizaram e tornaram-se praticamente programas de rádio ouvidos pela internet. Com diferentes tipos de conteúdos, temas e duração variados formados por conteúdos que vão desde notícias, entretenimento e até educacionais. Segundo pesquisa da Kantar Ibope*, encomendada pela Globo, a audiência dos podcasts aumentou 23% só no último ano entre ouvintes de rádio. Durante os anos 1940 até 1970, se popularizou a radionovela, um tipo de drama radiofônico no formato de uma narrativa nascida da dramatização do gênero novela, com trilha sonora e sonoplastia. Produzidas na intenção de estimular a imaginação dos ouvintes, eram estruturadas em: as vozes dos atores que narravam e protagonizavam as tramas e os efeitos de sonoplastia. 

 

A proposta é realizar uma experimentação entre a antiga radionovela e o podcast contemporâneo. Os contos serão roteirizados pela dramaturga carioca Agatha Duarte, narrados por atores da Cia Cobaia Cênica, contará com sonoplastia e trilha sonora original de Rodrigo Fronza e com a direção de Thiago Becker.

 

A disponibilização ao público será através do Site e canal de YouTube da Cobaia Cênica, das plataformas online Spotify e Soundcloud. Além disso o projeto firma parceria com a Rádio Cultural Unidavi FM e com o Grupo de Comunicação Difusora, com alcance que abrange, além de Rio do Sul, outras cidades da região do Alto Vale do Itajaí, para inserção do conteúdo na programação.

 

Para compor a obra a direção prevê a utilização frequente de “paisagens sonoras”, por meio de efeitos e trilhas sonoras, a serem compostas especialmente para os podcasts, criando uma ambientação repleta de elementos na intenção de que o ouvinte forme uma imagem visual a partir da imaginação.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2023.

bottom of page