top of page

A Menina do Morro: da literatura ao palco, uma história sobre infância, imaginação e liberdade

há 10 minutos
2 min de leitura

Espetáculo teatral idealizado por Sidineia Köpp e realizado pela Companhia Cobaia Cênica estreia no Teatro Embaixo da Ponte, em Rio do Sul, com apresentações gratuitas e interpretação em Libras.


Uma história que nasceu das lembranças de uma menina, ganhou as páginas de um livro e agora se prepara para ganhar corpo, voz e movimento no palco. O espetáculo teatral A Menina do Morro, inspirado na obra literária homônima de Sidineia Köpp, estreia no dia 9 de novembro, no Teatro Embaixo da Ponte, em Rio do Sul, com sessões às 9h e às 14h.


Idealizado pela autora e realizado pela Companhia Cobaia Cênica, sob direção de Thiago Becker, o espetáculo propõe um encontro entre literatura e teatro para revisitar o universo da infância, suas descobertas, brincadeiras, memórias e possibilidades de imaginar outros mundos.


A narrativa acompanha uma menina que, ao tentar escrever um livro, mergulha nas próprias lembranças e reconstrói o lugar onde cresceu: o morro, seus personagens, suas brincadeiras, a escola, a biblioteca, o carnaval e as histórias que marcaram sua vida.


Além de revisitar as memórias da infância da autora, A Menina do Morro também se constitui como uma homenagem à cidade de Rio do Sul. Ao trazer referências a localidades do município e histórias de seus moradores, o espetáculo resgata lembranças, vivências e fragmentos da memória coletiva, estabelecendo um diálogo entre as recordações individuais e a história da cidade. Dessa forma, a montagem transforma o palco em um espaço de valorização da identidade local, reconhecendo os lugares, as pessoas e as histórias que ajudam a construir a memória de Rio do Sul.


Mais do que contar uma história sobre uma menina, o espetáculo celebra as infâncias livres e a potência da imaginação. Entre brincadeiras, descobertas e memórias afetivas, a obra convida o público a refletir sobre o direito de brincar, a liberdade de ser criança e a importância de reconhecer a singularidade de cada infância.


A montagem amplia o universo criado no livro por meio de uma pesquisa cênica que integra dramaturgia, interpretação, cenografia, figurinos e trilha sonora original. O processo reúne artistas e profissionais da região, fortalecendo a produção cultural local e promovendo o encontro entre diferentes linguagens artísticas.


Comprometido com a democratização do acesso à cultura, o projeto oferece apresentações gratuitas, com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo também a participação do público surdo.


FICHA TÉCNICA

Idealização, Dramaturgia e Atuação - Sidinéia Köpp 

Direção e Iluminação Cênica - Thiago Becker

Trilha Sonora Original - Rodrigo Fronza

Cenografia - Thiago Becker 

Concepção de Figurino - Sidinéia Köpp 

Confecção do Figurino - Gesiane Cerutti

Operação de Som e Luz - Thiago Becker 

Produção e Realização - Cia Cobaia Cênica 


SERVIÇO

Espetáculo: A Menina do Morro

Data: 9 de novembro

Horários: 9h e 14h

Local: Teatro Embaixo da Ponte – Rio do Sul/SC

Entrada: Gratuita

Acessibilidade: Interpretação em Libras


Projeto contemplado pelo Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2025, executado pela Fundação Cultural de Rio do Sul e pela Prefeitura Municipal de Rio do Sul, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.




 
 
 

Comentários


bottom of page