Apresentação teatral Histórias que visitam chega a três cidades do Alto Vale
- cobaiacenica

- há 14 horas
- 2 min de leitura

A atual circulação da Cia Artística Cobaia Cênica está levando o teatro de forma inédita a diversos locais do Alto Vale. Com o projeto Histórias que visitam - para jardins, varandas, janelas e quintais - Alto Vale, a companhia de Rio do Sul chega a casas, comunidades do interior, grupos sociais e a um público que tem pouco ou nenhum acesso ao teatro. As próximas apresentações acontecem em Ituporanga (28/04), Lontras (29/04) e Santa Terezinha (30/04), com quatro sessões em cada cidade.
A missão da companhia é percorrer 21 cidades até maio. Será um total de 84 apresentações, articuladas com o apoio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) locais. “Passamos por onze cidades desde março, quando iniciamos o projeto, e já apresentamos a contação de história para cerca de quatrocentas pessoas. Visitamos, assim, muitas residências e encenamos a obra também nas sedes dos CRAS”, explica o ator Samuel Paes de Luna.
A circulação leva até o público o trecho teatral Meu sabiá, texto que é uma adaptação de parte do espetáculo O que só passarinho entende, também da Cobaia Cênica. Num formato intimista, poético e caloroso, a história já passou por alguns lares, sendo apresentada em salas de estar, cozinhas, garagens, quintais e até em ponto de ônibus. O formato da apresentação alinha-se a um dos objetivos do projeto, que é a inclusão cultural e a descentralização artística.
Histórias que visitam é um projeto cultural realizado por Samuel Paes de Luna, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Frahm e Grupo Rohden.
Sobre a companhia
A Cia Artística Cobaia Cênica nasceu dentro da Fundação Cultural de Rio do Sul em 2010 como um grupo experimental. Desde 2016 produz trabalhos profissionais que ganharam destaque na cena teatral de Rio do Sul, de Santa Catarina e do Brasil. Os espetáculos com maior destaque já circularam em dezenas de cidades de todas as regiões catarinenses e em mais quatro estados brasileiros. A companhia também tem no repertório oficinas teatrais, de produção cultural e de comunicação para artistas.
Programação do projeto Histórias que visitam - para jardins, varandas, janelas e quintais
Ituporanga: dia 28/04 (terça-feira) - quatro apresentações com o CRAS
Lontras: dia 29/04 (quarta-feira) - apresentação para grupo no CRAS às 8h e residências às 8h40, 9h30 e 10h10
Santa Terezinha: dia 30/04 (quinta-feira) - apresentação às 10h, 11h, 13h30 e 14h30 Texto e assessoria de imprensa: Tiago Amado Jornalista (SC 0003179 JP)
Fotos: Vladimir Fronza
























Comentários