Cobaia Cênica realiza circulação de Baleila em maio
- cobaiacenica
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Espetáculo "Baleila" circula escolas públicas de Rio do Sul em maio com foco no combate à violência infantojuvenil.

Durante o mês de maio, quando se intensificam as ações de conscientização sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Cobaia Cênica leva o espetáculo Baleila a escolas da rede pública municipal de Rio do Sul. A circulação integra o projeto “Baleila nas Escolas”, viabilizado com recursos do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura – Edição 2024.
Com uma abordagem sensível e poética, Baleila trata, de forma metafórica, da violência sexual infantojuvenil — tema delicado e, muitas vezes, difícil de ser abordado no ambiente escolar e familiar. A proposta do espetáculo é atuar como ferramenta de prevenção, sensibilização e incentivo à denúncia, especialmente entre crianças e adolescentes que nem sempre compreendem os sinais de abuso.
“Acreditamos que o enfrentamento das violências não se dá apenas por meio da segurança pública. A arte tem um papel fundamental no processo de conscientização e prevenção. Baleila foi cuidadosamente construído para falar sobre esse tema com respeito, sutileza e empatia”, explica a equipe da Cobaia Cênica.
As apresentações acontecem em escolas localizadas em bairros periféricos de Rio do Sul, onde o acesso à arte ainda é limitado. Após cada sessão, o elenco realiza um breve bate-papo com os alunos, orientando sobre como identificar situações de abuso e os caminhos seguros para realizar denúncias. As sessões nas escolas contam com acessibilidade em Libras, garantindo o acesso de estudantes surdos ao conteúdo.

O projeto conta ainda com uma sessão aberta ao público, no dia 23 de maio, na Fundação Cultural de Rio do Sul. Essa apresentação é realizada como contrapartida do projeto e não contará com acessibilidade em Libras, por não onerar recursos do prêmio.
SERVIÇO
Circulação espetáculo “Baleila” – Projeto Baleila nas Escolas
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Agenda:
• 05/05 (segunda-feira) – CE Dóres Janke Stüpp (09h15 e 13h30)
• 07/05 (quarta-feira) – CE Aníbal de Barba (10h e 13h30)
• 08/05 (quinta-feira) – CE Willy Schleumer (08h00 e 13h30)
• 23/05 (sexta-feira) – Fundação Cultural de Rio do Sul (14h)
Acessibilidade em Libras: disponível nas sessões realizadas nas escolas públicas.
Projeto contemplado pelo
Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura 2024.
Comments