top of page

Baleila no FENATIB 2022

O mais recente trabalho da Cia Cobaia Cênica, Baleila, foi selecionado para a edição 2022 do Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau, o 24º FENATIB.



A organização do 24º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (24º Fenatib) recebeu mais de 124 inscrições de grupos com sede em 14 estados e um do Distrito Federal. Foram selecionados 12 espetáculos para a Mostra Oficial e dois para a Mostra Paralela de Estudantes. O evento organizado e coordenado pelo Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) conta com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).

Os grupos foram selecionados de acordo com a qualidade dos elementos do espetáculo, como texto, direção, atuação e estética. A comissão de seleção esteve composta pela idealizadora dos festivais e Mestre em Teatro, Maria Teresinha Heimann, pelo diretor de teatro da Cia. Carona, Romualdo Luciano (Pepe) Sedrez, e pelo doutor em teatro, diretor teatral, bonequeiro, professor e pesquisador na área do teatro, Valmor Nini Beltrame. O procedimento contou com o assessoramento de Gilberto da Silva Santos e Nelson Julio, ambos agentes administrativos do Inarti.

O festival ocorrerá entre os dias 9 e 16 de setembro no Teatro Carlos Gomes, no Auditório Carlos Jardim, na SMC, no Shopping Park Europeu e espaços alternativos. “Com muito esforço conseguimos, com a participação dos patrocinadores, chegar nessa edição. Depois da vivência de um Fenatib virtual, é com alegria termos o retorno das apresentações oficiais”, comentou o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos. “Agradecemos aos selecionadores que contribuem para o fortalecimento das ações e dos espetáculos. E também ao Inarti, que segue com o projeto, através de sua presidente, Maria Terezinha Heimann, que nos dá o suporte para a coordenação geral do evento”, concluiu.


Saiba mais

Selecionados para a Mostra Oficial:

1- Baleila – Rio do Sul (SC)

2- Cabelos Arrepiados – Manaus (AM)

3- Criançar – Joaçaba (SC)

4- Felpo Filva – Criciúma (SC)

5- Florbela e todas as palavras do Mundo – São Paulo (SP)

6- Franky/Frankenstein: Um divertido conto de terror sobre amizade – Porto Alegre (RS)

7- Histórias do Mundão – Salvador (BA)

8- O carteiro – Londrina (PR)

9- Paco e o tempo – Rio de Janeiro (RJ)

10-Para onde voam os pássaros – Natal (RN)

11- Quando tudo começou… um dia fora do tempo – São Paulo (SP)

12- Silêncio total, vem chegando um palhaço – João Pessoa (PA).

Selecionados para a Mostra Paralela de Estudantes:

1- Mesmo do nada, sempre resta uma qualquer coisinha – Blumenau (SC)

2- Para Édith Piaf com carinho – Blumenau


Acesse o site: https://inarti.org.br/


SOBRE BALEILA


Baleila é um espetáculo de contação de histórias, livremente inspirado no livro Leila de Tino Freitas. No elenco estão Samuel Paes de Luna e Sidinéia Köpp. A direção é por conta de Thiago Becker.

Tudo começa quando dois atores se encontram pra contar uma história.

De maneira lúdica vão construindo o cenário onde a trama acontece.

A história vai se transformando até o assédio acontecer do fundo do mar. E tudo muda. Para reconstruir é preciso paciência, delicadeza e amor.


Ficha Técnica

Dramaturgia: Samuel Paes de Luna e Sidinéia Köpp

Direção: Thiago Becker

Elenco: Samuel Paes de Luna e Sidinéia Köpp

Sonoplastia e Iluminação: Thiago Becker

Figurinos e Maquiagem: Samuel Paes de Luna e Sidinéia Köpp

Cenografia: Samuel Paes de Luna e Sidinéia Köpp

Pintura Cenográfica: Xúlia Mattos

Identidade Visual: Thiago Becker

Realização e Produção: Cia Cobaia Cênica

15 visualizações0 comentário
bottom of page