top of page

Cobaia Cênica no Verão Teatral de Joinville

Atualizado: 5 de fev. de 2022

Cia Cobaia Cênica foi um dos grupos catarinenses selecionados para participar do Verão Teatral 2022 da Associação Joinvilense de Teatro - AJOTE


Começando o ano em grande estilo, a Cobaia Cênica d início aos trabalhos de 2022, abrindo a programação do Verão Teatral de Joinville com o espetáculo "O que só passarinho entende", dia 11 de fevereiro (sexta-feira) às 20h, no Galpão da AJOTE


O evento, que vai de 11 de fevereiro a 13 de março, contará com apresentações e oficinas de grupos de todo o estado de Santa Catarina e também da cidade de Joinville.






O Verão Teatral 2022, que já é uma marca registrada da Associação, tem como objetivo aproximar os artistas e a comunidade do fazer e consumir arte. Esse ano, contou com o apoio da lei de incentivo Aldir Blanc, assim toda nossa programação, que está imperdível, será de forma gratuita. Esse Verão Teatral traz junto com ele, um momento de bastante alegria para nós, com uma comemoração dupla: o retorno das portas abertas do nosso teatro, com todo o devido cuidado e mais o carinho de sempre e ainda o aniversário de 20 anos da AJOTE. Prestigiem! Joinville tem teatro!




AJOTE


No final do ano 2000, os fazedores de teatro da cidade de Joinville sentiram a necessidade de juntar-se num movimento que permitisse o encontro, a reflexão e uma maior visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos locais. É realizado o Fórum Permanente de Teatro, que pretendeu servir como espaço de reflexão e canal representativo do movimento teatral junto ao poder público e as demais instâncias da sociedade.


Após um ano de funcionamento este Fórum resolveu constituir-se num órgão representativo oficial, criando a ASSOCIAÇÃO JOINVILENSE DE TEATRO, em dezembro de 2001.


Para instalar oficialmente esta associação com ações concretas, o movimento entendeu ser fundamental ainda em 2001 – denominado ano do teatro pelo governo de Joinville – organizar uma mostra pensada e realizada pelos membros da associação. Para isso, através de contatos com a Fundação Cultural, começou a utilizar um dos Galpões da Cidadela Cultural Antarctica e realizou a primeira edição da A Cena- Mostra da Associação de Teatro de Joinville. A Cena, no seu percurso de 12 edições e vem amadurecendo, conta hoje com uma curadoria externa e se realiza de forma bienal.

Além, deste evento bienal da cidade, conta-se ainda, com o Verão Teatral da Ajote, que são espetáculos apresentados nos meses de fevereiro e março para fomentar a programação cultural da cidade.


Outro projeto importante da Associação é a Cena ABERTA, que insere pesquisa, experimentação, coletividade dos associados com leituras dramáticas, seminários, oficinas, palestras. Convida-se artistas de vários lugares e linguagens para ministrar, discutir e contextualizar o fazer/ofício do artista, a cultura brasileira para vários setores culturais da cidade.


Um marco aconteceu no dia 06 de julho de 2007, a Associação ganha o título de Utilidade Pública Municipal.


A AJOTE conta hoje com 13 grupos associados mais um artista independente. Mantém um espaço cultural nomeado o Galpão de Teatro Ajote e, nos seus 15 anos de atuação, já atingiu mais de 150 mil pessoas com seus projetos.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page