Foto: Vladimir Fronza
O mês de maio começa com mais teatro da Cia Artística Cobaia Cênica na programação cultural de Rio do Sul. E será com a comédia Donos da Rua na segunda-feira, dia 6 de maio. O palco é o Teatro Domingos Venturini, na Fundação Cultural, com entrada gratuita e início da sessão às 9h30min. A apresentação tem classificação livre, interpretação em Libras e integra o projeto Mostra de Repertório.
Donos da Rua traz dois personagens que fazem do espaço público o seu lugar de morada e seu palco. Zé e Jão são dois amigos em situação de rua que, para melhorar de vida e sair da miséria, tentam articular formas de dominar os outros ocupantes das áreas externas da cidade. Eles querem ser os "chefes do pedaço", como a dupla mesma diz. Com muitas artimanhas absurdas, trapalhadas e humor, Zé e Jão interagem com o público tentando fazer deles seus eleitores e possíveis apoiadores de sua "campanha". É desse jeito que eles formam a clássica dupla composta por um personagem esperto e malicioso e outro mais ingênuo e influenciável.
A obra entrou para o repertório da Cobaia Cênica em 2022 e busca através da comicidade e do diálogo com o público contar uma história que tenha relação com a sociedade. Ao mesmo tempo faz uma abordagem crítica às organizações políticas e ao cotidiano de abandono às pessoas mais vulneráveis e em situação de rua.
Este será o terceiro espetáculo apresentado no projeto da mostra, que começou em março e segue até junho. O último evento será com a obra Rio Bernunça dia 12 de junho. O projeto da Cobaia Cênica é uma proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Contrapartida nos bairros da cidade
Como contrapartida do projeto Mostra de Repertório, a Cobaia Cênica apresenta ainda quatro sessões da contação de histórias Meu Sabiá e da série Histórias que visitam – para jardins, varandas, janelas e quintais. Essa circulação inicia dia 7 de maio e apresenta Meu sabiá para pessoas atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A primeira “visita” da história interpretada pelo ator Samuel Paes de Luna inicia às 8h em uma residência familiar no bairro Alto Santana. À tarde, será a vez do grupo do CRAS Santa Clara receber a sessão às 13h30min.
A proposta da contrapartida é levar o teatro para os bairros da cidade e para um público que tem pouco acesso à arte. Histórias que visitam… já circulou por comunidades de Rio do Sul e do interior de cidades do Alto Vale do Itajaí em parcerias com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em casas de convivência e grupos de acolhimento. Meu Sabiá é um trecho do espetáculo O que só passarinho entende adaptado como obra individual e que também integra a série.
Para acompanhar o projeto, basta acessar os perfis da companhia nas redes sociais: @cobaiacenica
Mostra de Repertório da Cia Artística Cobaia Cênica*
Espetáculo: Donos da Rua
Data: 06/05
Horário: 9h30min
Local: Teatro Domingos Venturini (Fundação Cultural de Rio do Sul. Rua Ruy Barbosa, 204. Bairro Budag)
Interpretação em Libras
Entrada gratuita
Classificação: livre
Gênero: comédia
Duração: 60 minutos
Ao final da apresentação será realizada roda de conversa sobre o processo criativo do espetáculo.
Detalhes: www.cobaiacenica.com.br / @cobaiacenica
*Proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Ficha Técnica:
Atuação: Thiago Becker e Samuel Paes de Luna
Direção: Ana Cristina Gaebler, Thiago Becker e Samuel Paes de Luna
Dramaturgia: Agatha Duarte
Trilha sonora: Rodrigo Fronza
Projeto de cenografia: Ana Cristina Gaebler, Thiago Becker e Samuel Paes de Luna
Cenotécnico: Edolino Neza Sabino
Figurinos: Thiago Becker e Samuel Paes de Luna
Operação de som e produção: Cobaia Cênica Assessoria de impresa:
Tiago Amado
Jornalista (SC 0003179 JP)
Comments