Circulação de Benjamim amplia o trabalho da companhia em nível estadual
- cobaiacenica
- 2 de out.
- 3 min de leitura
Fotos: Sabrina Marthendal Fotografia

Depois de muitos quilômetros rodados e várias horas de montagem e palco, os atores e produtores da Cobaia Cênica encerraram mais um projeto de circulação. Foram cinco sessões de “Benjamim - filho da felicidade” por Santa Catarina que deixaram um misto de sentimentos na equipe. A satisfação com o sucesso das apresentações e a alegria com o carinho do público se misturam com a expectativa de que o projeto abra ainda mais portas para a companhia.
O espetáculo foi apresentado em Taió, Guabiruba, Blumenau, Ituporanga e Ibirama entre os dias 10 e 23 de setembro de 2025. Cerca de 550 pessoas participaram das cinco sessões realizadas em espaços municipais de cultura, escolas e universidades. E a forte interação com o público em cada etapa foi um dos destaques desse trabalho.
“Fazer esse espetáculo me faz feliz. Eu conto essa história, antes de tudo, para mim. E contá-la é como fazer uma oração para lembrar de buscar a felicidade no dia a dia. E a circulação nos levou a apresentar para diferentes públicos. E todas as cinco apresentações foram emocionantes, com pessoas que se sentiram convidadas a compartilhar a experiência nas rodas de conversa”, explica o ator Thiago Becker.
Para o ator e produtor Samuel Paes de Luna, a obra dialoga com diferentes faixas etárias. “Passar por esses lugares só comprovou o quanto essa história é atemporal, tem força, emociona e impacta pessoas de várias idades. Tivemos na plateia adultos, idosos, adolescentes, pessoas que foram com suas famílias e que deram depoimentos emocionados e emocionantes nas rodas de conversas que fizemos depois do espetáculo”, afirma o ator e produtor Samuel Paes de Luna.
Projeto potencializou o fazer cênico, de produção e a projeção no cenário artístico

De acordo com Samuel, executar esse projeto permitiu que a companhia criasse uma relação ainda mais forte com o espetáculo e com a mensagem que se quer passar com a obra. “Temos um ganho na obra em si, para o Thiago enquanto ator e para a companhia, que desenvolveu mais maturidade, força nas relações e na capacidade de produção. E também ganhamos essa projeção em todo o estado, sendo vistos por produtores culturais, criando uma rede de contatos que nos possibilita a voltar a esses lugares, sermos contratados em novos festivais e assim chegar a mais pessoas”, completa Samuel.
Thiago Becker também destaca o investimento que permitiu levar para essas cidades uma pequena estrutura. “Muitas vezes, vamos a lugares que não tem teatro. Então, agora temos mais recursos, como uma iluminação mais elaborada e som de qualidade, que permitem criar um ambiente que se assemelha mais a um espaço de teatro e permitir ao público uma experiência de espectador”, afirma.
Uma obra contada junto com o público
Benjamim - filho da felicidade é um espetáculo de roda. No enredo, o protagonista conta sua história numa conversa direta com as pessoas, tratando da infância, adolescência, fase adulta e velhice. Assim, cria-se um íntimo encontro entre amigos, com partilha de experiências e interação. Ao contar o cotidiano do personagem, a obra trata de sentimentos e os caminhos que se misturam em meio às transformações que passamos ao longo da vida. A atuação e dramaturgia são assinadas por Thiago Becker e a direção é de Ricardo Rocha.
A Circulação de Benjamim - filho da felicidade por cinco cidades catarinenses foi um projeto que é resultado de proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Mais sobre o trabalho da companhia nas redes sociais: @cobaiacenica
Ficha técnica Benjamim - Filho da felicidade
Atuação e dramaturgia: Thiago Becker
Direção: Ricardo Rocha
Trilha sonora: Rodrigo Fronza
Cenário: Ricardo Rocha e Thiago Becker
Projeto de iluminação: Ricardo Rocha
Figurino: Thiago Becker
Operação de luz: Samuel Paes de Luna
Operação de som: Ana Cristina Gaebler
Produção: Cobaia Cênica
Texto e assessoria de imprensa: Tiago Amado Jornalista (SC 0003179 JP)
Comentários